Brasileirão 2025 terá mudanças na arbitragem, domínio paulista

O Campeonato Brasileiro começa neste fim de semana com importantes mudanças que prometem transformar a maneira como o torcedor consome o produto futebol. A principal delas diz respeito à redistribuição dos direitos de transmissão a partir da formação dos dois blocos comerciais, LFU e Libra. Em campo, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Atlético-MG e Botafogo entram como favoritos na disputa pelo título.
O novo contrato dos clubes da Série A com as emissoras pela exibição dos jogos não vai coincidir com um movimento de união das ligas para a organização do Campeonato Brasileiro a partir de 2027.
Domínio paulista
O Estado de São Paulo volta a ter seis representantes na elite do Campeonato Brasileiro, fato que não ocorria desde 2012. Entre eles, há um estreante: o Mirassol. A equipe sediada a cerca de 450 quilômetros da capital paulista foi vice-campeã da Série B de 2024. O campeão foi o Santos, que retorna ao topo com um ídolo no elenco: Neymar. Com problemas físicos, ele não estará em campo na estreia. Sua presença em todo o torneio também está em xeque, uma vez que seu contrato se encerra em junho, com somente 12 rodadas realizadas.
Melhor paulista no Nacional nos últimos anos, o Palmeiras foi vice na última temporada e terminou o ano com um gosto amargo. A equipe conta com contratações de peso para reencontrar o caminho do título e ampliar sua liderança na lista de campeões. Vitor Roque e Paulinho custaram pelo menos R$ 260 milhões aos cofres palestrinos e querem ajudar o time a chegar à sua 13ª conquista.
O Corinthians não fez grandes investimentos para esta temporada. Após assustar a torcida em 2024, o conjunto alvinegro tem time para brigar por posições melhores desde a primeira rodada e, para isso, conta com Memphis, Yuri Alberto, Rodrigo Garro e André Carrillo, que estão na graça da torcida após o título paulista.
O São Paulo, por sua vez, tem Oscar, Lucas Moura e Calleri como referências, mas também poupou gastos que fazem os torcedores tricolores suarem frio. Com Luis Zubeldía contestado, o clube do Morumbi não deve ter um Brasileirão tão tranquilo. O Red Bull Bragantino acumula decepções e é um dos cotados para lutar do princípio ao fim contra o rebaixamento.