Cordeirópolis decreta emergência na saúde com 408 casos de dengue

Atendimento ampliado nos postos será restrito e ocorrerá apenas em dias alternados
A Prefeitura de Cordeirópolis declarou situação de emergência devido ao avanço da dengue no município. Já são 408 casos confirmados em 2025, com 395 descartados e 21 ainda em investigação. Até o momento, não há óbitos registrados, mas a disseminação da doença preocupa.
Os bairros com mais registros da doença são Progresso, Santa Luzia, Paraty e Bela Vista, onde a Secretaria de Saúde informou que já intensificou as ações de combate, como nebulização e retirada de entulhos. O decreto que formaliza a emergência será publicado nesta quarta-feira (12) e permite que medidas administrativas sejam adotadas de forma mais ágil para conter a epidemia.
Ampliação do atendimento será restrita
Para tentar aliviar a pressão sobre a UPA e facilitar o acesso ao atendimento nos bairros, a Prefeitura ampliou o horário de funcionamento dos postos de saúde (PSFs) até as 20h, mas apenas em dias alternados.
O atendimento ampliado começa nesta quarta-feira (12), com os PSFs Progresso e São Luiz funcionando até as 20h. Nos dias seguintes, o cronograma será:
A Prefeitura justificou que a ampliação não será diária porque é necessário avaliar a adesão da população antes de estender a iniciativa para mais dias. Além disso, a medida exige reorganização das equipes, e a Secretaria de Saúde informou que, neste momento, não há estrutura para manter o serviço todos os dias.
Atendimento não será exclusivo para dengue
A ampliação do horário não se restringe apenas aos casos de dengue. Segundo a secretária de Saúde, Regiane Portes Mendes, pacientes que precisam de atendimento preventivo para outros serviços também poderão ser atendidos. Entre os serviços disponíveis estarão: exames preventivos como Papanicolau, vacinação infantil, atendimento odontológico para gestantes, entre outros.
Agendamento e funcionamento dos PSFs
Para ser atendido no horário ampliado, a Prefeitura recomenda agendamento prévio, mas garante que os PSFs também atenderão casos espontâneos. Toda a equipe médica e os serviços normalmente oferecidos durante o dia também estarão disponíveis à noite.