Prefeitura de Limeira admite responsabilidade e promete limpeza de estrada municipal

Declaração municipal veio, neste sábado (29), após concessionária dizer que não tem encargo de coletar os resíduos na margens da via rural Augusto Fischer.
A prefeitura de Limeira admitiu, neste sábado (29), ser responsável pela responsabilidade do lixo acumulado às margens da Estrada Municipal Augusto Fischer, zona rural do município. A administração ainda prometeu a limpeza do local.
A declaração veio após moradores reclamarem da situação e a administração municipal afirmar, de forma equivocada, que a situação era de responsabilidade da concessionária Arteris Intervias, que cuida da via mencionada.
O caso
Moradores reclamaram do descarte inadequado de lixo orgânico, pneus, móveis, como sofás, colchões e pedaços de gavetas na estrada rural.
A estrada, que fica próxima à Rodovia Engenheiro João Tosello (SP-147), possui uma via de mão dupla que tem estado obstruída pelo lixo, que chega a atrapalhar a passagem de veículos.
Quem mora perto do trecho reclama do acúmulo de entulho, mau cheiro, mosquitos, urubus e pessoas em situação de rua que mexem no entulho.
Remoção não ocorre mais, diz moradora
Moradora do bairro vizinho ao local, a empresária Bruna D’Andrea conta que já enviou uma reclamação para a administração municipal há 20 dias, através do telefone 156.
Ele recorda que, até dezembro de 2024, havia uma caçamba onde era depositado o lixo, que era removido semanalmente. No entanto, segundo ela, essa retirada não acontece mais.

Moradores colocam fogos nos resíduos
Com o acúmulo de lixo, alguns moradores chegam a colocar fogo no trecho, causando risco de que as chamas se propaguem e atinjam áreas próximas.
Além da falta de limpeza e coleta do lixo acumulado, os moradores relatam que muitas pessoas depositam entulhos e objetos no local.