Transplantados buscam articulação da Comissão de Saúde para solucionar falta de medicamentos

Farmácias do Governo do Estado e da Prefeitura apresentam problemas na manutenção dos estoques, segundo munícipes
Na reunião desta quinta-feira, 10 de abril, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Limeira ouviu um grupo de transplantados sobre a falta de regularidade na entrega de medicamentos de alto custo indicados para o tratamento pós-transplante. Os participantes relataram dificuldades na manutenção dos estoques na Farmácia de Alto Custo, gerida pelo Governo do Estado, e nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.
Fazem parte do colegiado os vereadores Dr. Marcelo Rossi (MDB), presidente; Zé da Farmácia (Solidariedade), vice-presidente; e Elias Barbosa (PRTB), secretário. Eles dialogaram com Adir Almeida, Claudinei Flores e Luiz Ribeiro de Lima, que representam um grupo de 40 transplantados. A estimativa é que há cerca de cem pessoas que fazem o tratamento pós-transplante.
Em relação à Farmácia de Dispensação de Medicamentos de Alto Custo de Limeira, os pacientes relataram a falta do medicamento micofenolato 360mg, um imunossupressor de uso diário para pacientes transplantados. A gestão do estoque é de responsabilidade do Departamento Regional de Saúde (DRS) X, localizado em Piracicaba, e, por isso, os pacientes solicitaram a intermediação dos vereadores no diálogo com o Governo do Estado.
Além disso, os munícipes mencionaram a falta de medicamentos em algumas UBSs, como omeprazol, ibuprofeno e nimesulida, cuja gestão é de competência do Poder Executivo.

Ambulâncias
Outra questão abordada foi a dificuldade enfrentada por pacientes que realizam tratamento em outros municípios e necessitam de transporte. Os transplantados relataram dificuldades em obter o serviço adequado.
Deliberações
Representantes da Central de Ambulâncias e do DRS serão convidados a participarem da próxima reunião da Comissão, marcada para 17 de abril, às 10h15, para esclarecimento das demandas dos transplantados. O colegiado também determinou expedição de ofício ao Departamento Regional de Saúde com o questionamento sobre quais medicamentos estão em falta em Limeira, os motivos e prazo para reposição de estoque, especialmente em relação ao micofenolato 360mg (imunossupressor de uso diário). Todas as deliberações estão registradas em ata.